segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quem é Jesus cristo para você?

 É impressionante como Jesus nunca sai de moda.  Como um nome comum à época em Israel tem hoje milhares de livros escritos sobre sua pessoa; religiosos ou não, espirituais ou céticos, fato é que ele é visto como psicólogo, médico, líder empresarial, guia, até mesmo um espírito de luz, um orixá ou quem diria até mesmo para presidente - já imaginou?

 De católicos a umbandistas, de maçons a ateístas, todos de certa forma citam, leem, comentam, criticam, mas falam sobre Jesus Cristo.

 Hollywood já o filmou uma dezena de vezes, seja com preocupação fidedigna aos textos bíblicos, seja com liberdade artística para imaginar e delirar; fato é que existem mais filmes sobre Jesus do que sobre qualquer um outro suposto líder histórico, tido como espiritual ou não.  E o mais impressionante:  Existem mais obras cinematográficas sobre o Cristo dos Evangelhos do que sobre quaisquer outros super heróis blockbusters como Homem Aranha, Batman e até mesmo o adorado Superman.

 Assim que ele já foi pintado como loiro de olhos azuis, moreno, pardo, com ou sem barba, de olhos verdes ou castanhos; magro, mais fortinho; mais sério, mais animadinho e até mais sensual e ousado ou mais recatado; falando quase sempre o inglês de Hollywood ou o arcaico Aramaico bíblico, porque não?  Todavia, quem de fato é esse tal de Jesus dos Evangelhos?

 Quem é esse homem nascido em Belém da Judéia, que viveu entre Cafarnaum e Nazaré pelas bandas da Galiléia?  O Galileu.  O Nazareno. O Filho do Homem.  O Logos (verbo).  E vós quem dizeis que Eu Sou - perguntou este judeu aos seus discípulos mais próximos.


 A pergunta vem após a dúvida sobre sua origem, missão e existência.  Uns diziam que Ele era um dos profetas, ou quem sabe Elias ou até mesmo João Batista reencarnado.  Seria ele Jeremias, Isaías ou mais um impostor como tantos outros antigos messias que se diziam o Cristo?  


 É por isso que vem a pergunta do Batista - descubram lá para mim se esse é o que havia de vir ou se devemos esperar por outro?  A resposta do messias?  Vão lá e digam a João Batista que os cegos veem, os coxos andam, os surdos ouvem e aos pobres é anunciado o Evangelho da salvação. (Mt 11, 3 em diante).


 E mais tarde o mesmo evangelista relata a pergunta aqui já citada, desta vez feita não por alguém sobre Ele, mas feita dele para os seus mais próximos seguidores.  Quem diz o povo que Eu sou? (Mt 16, 13).  As respostas duvidosas gravitavam entre os profetas antigos e mais recentes.  Mas aí vem a pergunta chave, aquela direta de Jesus ao coração dos seus:  E vós?  Quem dizeis que Eu sou? (Mt 16, 17 em diante).


 Qual seria a sua resposta?  Qual é a sua resposta hoje?  A de Pedro - na inspiração do Espírito foi "Tu és o Cristo.  O Filho do Deus vivo".  E a sua?  Jesus é quem ou o que para você?  Um sábio?  O mais sábio?  Um impostor?  Uma farsa?  Um louco?  Deus?  E vós?  E vós?


 A pergunta continua a ecoar até esta manhã chuvosa... E vós atarefados homens hodiernos.  Quem dizeis que eu sou?  Não é a pergunta a mais intrigante ou importante, mas a sua resposta de vida a este questionamento...  Porque ateu ou espírita, católico ou umbandista, filósofo, sábio ou displicentemente espiritual - todos terão de responder um dia, que pode ser hoje, pode ser agora, já poderão ter respondido, ou podem vir a responder...  E para vocês?  O mesmo Jesus de sempre continua a perguntar, quem sou eu?


Abraços vitoriosos;


THIAGO BRAGA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário